Saltar para o conteúdo

Rússia e Belarus fazem exercícios militares conjuntos e preocupam OTAN

De Wikinotícias

12 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

As manobras chamadas de Zapad ocorrem a cada quatro anos desde 2009, envolvendo o Exército russo e seus parceiros. As manobras estão programadas para ocorrer de 12 a 16 de setembro na Bielorrússia, em meio à crescente tensão entre a Rússia e a OTAN.

"O objetivo desses exercícios é melhorar as competências dos comandantes, além de melhorar a cooperação e o treinamento em campo dos agrupamentos regionais e de coalizão das tropas", declarou o Ministério da Defesa da Rússia no Telegram.

A tensão na região aumentou após a invasão de drones russos no espaço aéreo polonês na noite de terça-feira (9) para quarta-feira (10), intensificando as relações já tensas entre Rússia, países europeus e OTAN. O incidente fez com que Varsóvia invocasse o Artigo 4º da OTAN, que estabelece consultas entre os países membros em resposta a ameaças à segurança. Até agora, não foi tomada uma decisão oficial sobre possíveis ações, mas o caso intensificou as preocupações dos aliados europeus.

As tropas irão simular uma reação a um ataque direcionado à Rússia e Belarus. A segunda etapa das manobras se concentrará na "restauração da integridade territorial da União e na derrota do inimigo, com a participação de um grupo de forças de coalizão de Estados amigos", de acordo com o ministério.

De acordo com Moscou, os exercícios militares foram agendados desde agosto e não estão diretamente relacionados ao incidente na Polônia. As manobras incluem forças da marinha, aeronáutica e exército de ambos os países, aliados estratégicos e ex-repúblicas soviéticas. Mesmo assim, o crescimento das operações militares russas nas fronteiras gera preocupação entre os países vizinhos, como Polônia, Lituânia, Estônia, Letônia e nações que fazem fronteira com a Ucrânia, que temem possíveis invasões ou agressões.