Rússia danificou e destruiu mais de 2.300 instalações de infraestrutura médica na Ucrânia desde o início da guerra
9 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Soldados russos danificaram ou destruíram mais de 2.300 instalações de infraestrutura médica desde o início da invasão em larga escala, anunciou o Ministério da Saúde da Ucrânia.
A Rússia ataca deliberadamente e regularmente infraestruturas críticas na Ucrânia, incluindo instalações médicas, resultando em destruição severa e inúmeras vítimas civis.
Cerca de 2.020 instalações médicas foram parcialmente danificadas, enquanto outras 305 foram completamente destruídas, segundo o comunicado do ministério.
As instalações médicas nas regiões de Kharkiv, Donetsk, Mykolaiv, Kiev, Chernigov, Dnipropetrovsk, Kherson e Zaporizhzhia foram as mais afetadas.
Durante toda a guerra, um dos ataques russos mais destrutivos contra instalações médicas em termos de vítimas foi o do hospital infantil Ohkmadyt, em Kiev.
As forças russas atacaram o maior centro médico infantil da Ucrânia em 8 de julho, matando dois adultos e ferindo pelo menos 34 pessoas, incluindo nove crianças. Imagens mostraram que o prédio foi atingido diretamente por um míssil russo, e não pelos destroços.
O míssil, disparado de um avião da 22ª Divisão de Aviação de Bombardeiros Pesados da Guarda, continuou manobrando e mudando sua trajetória de voo, indicando a intenção de contornar as defesas aéreas ucranianas e atingir o centro médico, de acordo com o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Russia damaged, destroyed over 2,300 medical infrastructure facilities in Ukraine since start of war: Health Ministry — IFP Media Wire, 8 de maio de 2025
- ((en)) Kateryna Hodunova. Russia has damaged, destroyed over 2,300 medical infrastructure facilities since beginning of full-scale invasion, health ministry says — Kyiv Independent, 8 de maio de 2025