Rússia condena ataque dos Estados Unidos a suposto navio de drogas perto da Venezuela
5 de outubro de 2025
Nesse domingo (5), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, condenou o ataque dos Estados Unidos a uma embarcação que supostamente carregava drogas ilícitas na costa venezuelana.
Em uma ligação telefônica com seu colega venezuelano Yvan Gil, ele afirmou que Moscou repudiou o ataque de forma veemente.
Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou: "Os ministros expressaram séria preocupação com a escalada das ações de Washington no Mar do Caribe, o que poderia ter consequências de longo alcance para a região".
De acordo com o comunicado, ambos manifestaram "séria preocupação com a escalada das ações de Washington no Caribe", que, segundo Moscou, pode levar a sérias consequências para a estabilidade da região.
Lavrov declarou que a Rússia "condena veementemente o novo ataque realizado pelos militares americanos em 3 de outubro contra um navio em águas internacionais perto da Venezuela".
O governo russo também advertiu que os Estados Unidos poderiam tentar vincular sua "guerra declarada contra os cartéis de drogas" ao cenário no Haiti, interpretando de maneira abrangente a resolução recentemente aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU a respeito da missão internacional no país caribenho.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Rússia condena ataque dos Estados Unidos a suposto navio de drogas perto da Venezuela — Universo Online, 5 de outubro de 2025
- ((pt)) Rússia condena ataques dos EUA e reafirma apoio à Venezuela — Metrópoles, 5 de outubro de 2025

