Rússia concorda com extensão do acordo de exportação de grãos

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia disse na segunda-feira que está pronta para permitir uma extensão de um acordo de exportação de grãos com a Ucrânia que ajudou a reduzir os preços globais de alimentos.

Uma delegação russa em negociações com altos funcionários da ONU descreveu as conversas na segunda-feira como "abrangentes e francas". A prorrogação ocorre por 60 días.

A Black Sea Grain Initiative permite que a Ucrânia – um dos principais produtores mundiais de grãos – envie com segurança alimentos e fertilizantes de três portos ucranianos.

O acordo de grãos foi negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho passado para ajudar a aliviar a crise alimentar global e foi prorrogado por 120 dias em novembro. Essa extensão deve expirar no sábado.

A delegação russa nas negociações em Genebra disse em um comunicado na segunda-feira que "enquanto a exportação comercial de produtos ucranianos é realizada em um ritmo constante, trazendo lucros consideráveis ​​para Kiev, as restrições aos exportadores agrícolas russos ainda estão em vigor".

"As isenções de sanções para alimentos e fertilizantes anunciadas por Washington, Bruxelas e Londres estão essencialmente inativas", afirmou.

A Rússia tem lutado para exportar grãos e fertilizantes devido a uma série de fatores, incluindo restrições bancárias impostas pelos países ocidentais e altos custos de seguro.

O ministro da infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, disse que a decisão da Rússia de estender a Iniciativa dos Grãos do Mar Negro por 60 dias vai contra o acordo.

"[O acordo de grãos] envolve pelo menos 120 dias de extensão, portanto a posição da Rússia de estender o acordo apenas por 60 dias contradiz o documento assinado pela Turquia e pela ONU", disse Kubrakov no Twitter.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse na segunda-feira que "as Nações Unidas continuam totalmente comprometidas com a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, bem como com nossos esforços para facilitar a exportação de alimentos e fertilizantes russos".

Fontes