Rússia ataca Dnipropetrovsk com mísseis e drones

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas disseram na segunda-feira que as forças russas usaram mísseis e drones para realizar ataques noturnos na região de Dnipropetrovsk, deixando edifícios danificados e pelo menos oito pessoas feridas.

O governador Serhiy Lysak, em um post no Telegram, disse que os danos incluíram prédios residenciais e veículos.

A Força Aérea da Ucrânia, também no aplicativo de mensagens Telegram, postou que o ataque russo envolveu 16 mísseis e 20 drones Shahed, e que as defesas aéreas ucranianas derrubaram quatro mísseis de cruzeiro e 20 drones.

A Rússia intensificou seu ataque aéreo à Ucrânia nas últimas semanas, enquanto a Ucrânia planeja uma contra-ofensiva com o objetivo de recuperar o território das forças russas.

A operadora estatal de energia nuclear ucraniana disse na segunda-feira que um bombardeio russo derrubou uma linha de alta tensão que fornece energia externa para a Usina Nuclear de Zaporizhzhia.

A Energoatom disse no Telegram que a usina foi forçada a funcionar com geradores de reserva a diesel por várias horas antes que a energia fosse restaurada.

A Energoatom disse que o corte de segunda-feira foi o sétimo desde que as forças russas assumiram o controle da usina nos estágios iniciais da invasão russa em grande escala na Ucrânia.

Essa é a maior usina nuclear da Europa, e a Agência Internacional de Energia Atômica expressou repetidamente preocupação com a segurança e os perigos de proteção existentes em meio ao conflito em andamento.

Fontes