Rússia aposta em desentendimentos entre EUA e Europa
5 de março de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Kremlin está planejando usar os atritos atuais entre os Estados Unidos e os países europeus sobre a guerra na Ucrânia para semear divisões duradouras entre Washington e a Europa, disseram especialistas regionais à VOA russa.
Após a reunião de sexta-feira na Casa Branca com Vladimir Zelensky, Donald Trump, pelo menos na mente do Kremlin, passou ao estatuto de aliado, escreve o colunista Andrei Kolesnikov no site Novaya Gazeta. No entanto, na sua opinião, vale a pena prestar atenção às palavras de Trump de que está “acima da briga”.
Durante a polémica que então eclodiu, o Presidente dos EUA enfatizou: “Devo estar em harmonia com o mundo. Quero configurar tudo. Eu apoio a Europa. Quero ver se podemos fazer isso. Você quer que eu seja durão? Eu poderia ser mais durão do que qualquer um que você já viu. Eu seria tão duro, mas você nunca conseguirá um acordo dessa forma...”
“O seu interesse, que ele equipara aos interesses dos Estados Unidos, é acabar com o conflito. – acrescentou o cientista político. - Existem dois lados no conflito. E se durante futuras negociações - quando e se elas ocorrerem - ele permanecer insatisfeito com a intransigência do lado russo, ninguém fará cerimónia: tanto novas sanções como medidas para reduzir os preços do petróleo seguir-se-ão com a mesma determinação e rapidez que a “punição” de Zelensky.
Portanto, Andrei Kolesnikov vê o que aconteceu com o presidente ucraniano, num certo sentido, como uma lição para o lado russo: “É claro que Trump não se comportará assim com o líder de uma potência nuclear – precisamente porque é nuclear. Mas ele dificilmente considera Putin uma família, mas sim um potencial parceiro de negócios lucrativo, que, no entanto, deve primeiro cumprir algumas condições do grande negócio que está por vir.”
Notícias relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Zelenskyy diz que é possível reparar laços com os EUA e assinar acordo de minerais
- Líderes europeus apoiam a Ucrânia após discussão acalorada entre Trump e Zelenski
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) VOA Russian: Kremlin betting on disagreements between US, Europe — VOA, 4 de março de 2025 * ((en)) Kremlin says western unity is falling apart after Oval Office row — Financial Times, 3 de março de 2025
- ((en)) Fragmentation of the West just begun - Kremlin — Market News, 4 de março de 2025
![]() | Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |