Rússia acusa Ucrânia de estar por trás de acidentes ferroviários e de explosões que mataram sete pessoas
3 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nessa terça (3), a Rússia alegou que a Ucrânia estava envolvida em acidentes ferroviários e explosões que resultaram no colapso de duas pontes no fim de semana passado, causando sete mortes e mais de 100 feridos. O Kremlin também declarou que não há previsão de resolução imediata para o conflito durante as negociações em Istambul, na Turquia.
O Comitê de Investigação Russo, encarregado das principais investigações criminais, declarou em um comunicado: "Está claro que os terroristas, seguindo ordens do regime de Kiev, planejaram tudo com a máxima precisão para que suas explosões afetassem centenas de civis".
As explosões aconteceram na noite de sábado (31) nas áreas russas de Kursk e Bryansk, próximas à fronteira com a Ucrânia. As autoridades indicam que três trens descarrilaram (um de passageiros, um de carga e um de controle), resultando em sete mortes e 113 feridos, incluindo crianças.
Desde o começo da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, têm sido comuns casos ou tentativas de sabotagem de ferrovias e outras infraestruturas na Rússia, sobretudo em áreas de fronteira. Contudo, até agora, não havia sido registrado nenhum incidente com um número tão alto de vítimas fatais.
Ademais, no final de semana, a Ucrânia atacou a Força Aérea russa em diversas bases, algumas distantes da linha de frente, após ter introduzido drones explosivos de forma clandestina no território russo. Na terça-feira, os serviços de segurança da Ucrânia também assumiram a responsabilidade por um ataque explosivo contra uma ponte na Crimeia, que conecta a península anexada por Moscou ao território russo.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Rússia acusa Ucrânia de estar por trás de acidentes ferroviários e de explosões que mataram sete pessoas — Universo Online, 3 de junho de 2025
- ((pt)) Rússia acusa Ucrânia de ser responsável por explosões em pontes ferroviárias que deixaram sete mortos — Jovem Pan, 3 de junho de 2025
- ((pt)) Rússia acusa Ucrânia de ser responsável por explosões em pontes ferroviárias que deixaram sete mortos — GZH, 3 de junho de 2025