Quem vai ganhar as eleições na Colômbia de acordo com as pesquisas?

Fonte: Wikinotícias

18 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A batalha eleitoral para chegar à Casa de Nariño está cada vez mais próxima. O candidato de esquerda Gustavo Petro e o engenheiro Rodolfo Hernández disputam a presidência da Colômbia em um ambiente eleitoral obscurecido por supostas campanhas de espionagem e por polêmicas na hora de realizar debates.

Mas, em meio a essa tensão, e quando faltam 48 horas para os colombianos exercerem seu direito de voto, o que dizem algumas pesquisas?

Segundo a consultoria GAD3, em pesquisa realizada para a Great Media Alliance, Rodolfo Hernández obteria 47,9% dos votos. Por sua vez, Gustavo Petro chegaria a 47,1%, o que representaria um empate técnico. Segundo a pesquisa, 5% do eleitorado votaria em branco. No total, a empresa realizou pesquisas durante 10 dias e foram realizadas 5.236 entrevistas.

Por sua vez, em uma pesquisa realizada pela empresa Yanhaas para a rede de mídia RCN, Gustavo Petro alcançaria 45% dos votos, enquanto Hernández alcançaria 35%. 13% do eleitorado votaria em branco. No total, o consultor realizou mais de 1.230 entrevistas sobre a intenção de voto entre os dias 5 e 10 de junho.

De acordo com a pesquisa La Silla Vacía, os candidatos estariam em um "empate técnico": Hernández obteria 46,5% e Petro 47,2%, então o voto em branco, que teria uma porcentagem de 5,4%, seria fundamental. Segundo o levantamento, os indecisos representariam 0,9%.

Embora essas pesquisas mostrem um resultado muito apertado, teremos que esperar até domingo, 19 de junho, para descobrir quem consegue vencer a eleição.

O que aconteceu no primeiro turno?

No primeiro turno, Petro, ex-guerrilheiro e ex-prefeito de Botogá, obteve a maioria do eleitorado. No total, alcançou quase 8,5 milhões de votos (40,3%). No entanto, como não tem mais de 50% dos votos, terá que enfrentar um segundo turno, conforme indica a Constituição colombiana.

Hernández, empresário do setor da construção, e que foi prefeito de Bucaramanga, surpreendeu ao atingir quase 6 milhões de votos (28,1%).

Os candidatos Sergio Fajardo (4%), John Milton Rodríguez (1,2%) e Enrique Gómez (0,23) ocuparam os seguintes lugares na votação.

Fontes