Quem foi Jesús Santrich e quais foram as suas dívidas com a justiça?

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Os dissidentes das FARC confirmaram, por meio de comunicado, a morte de Seuxis Paucias Hernández, vulgo 'Jesús Santrich', e forneceram detalhes sobre sua morte, que teria ocorrido na Serranía del Perijá. Não houve confirmação oficial da morte.

Seuxis Paucias Hernández, mais conhecido como 'Jesús Santrich', foi um dos líderes mais importantes do grupo guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Ele nasceu no município colombiano de Tolú Viejo, Sucre, em 1967. 'Trichi' ou 'El ciego' eram seus apelidos. Sua cegueira se devia a uma deficiência visual desencadeada pela síndrome de Leber que, segundo seu próprio depoimento, sofria desde os 14 anos e que o deixou cego em 2011.

Em 1991, 'Santrich' ingressou nas FARC, após o assassinato de um de seus amigos das universidades, baleado por um agente do Departamento Administrativo de Segurança DAS, segundo a organização Insight Crime .

Ele foi listado como um dos líderes ideológicos mais importantes, mas não na força militar, integrando a 19ª Frente do Bloco Caribenho das FARC, que atuava na Sierra Nevada, nos Montes de María e Córdoba e na Serranía del Perijá.

Foi uma das pessoas mais importantes no trabalho de comunicação e publicidade do grupo.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit