Quem é o novo presidente do Chile Gabriel Boric?

Fonte: Wikinotícias
Gabriel Boric no último debate antes das eleições presidenciais

21 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Gabriel Boric se tornou o presidente mais jovem de toda a história do Chile. Nascido em 1986, sempre se interessou pela política de esquerda, embora, até há pouco mais de um ano, admitisse não se ver como candidato à presidência. A razão? Considerou que ainda carecia da "experiência necessária" para ocupar um cargo como este.

Sua carreira tem sido uma maratona. Boric, 35, começou na política ao liderar a Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH) em 2014, aos 27 anos. Pouco depois, assumiu o primeiro mandato como deputado.

Suas primeiras declarações deixam claro que seu governo estará focado na promoção de políticas sociais.

“Chilenos, recebo este mandato com humildade e um enorme sentido de responsabilidade. Temos um enorme desafio. Sei que nos próximos anos está em jogo o futuro do nosso país, por isso garanto que serei um presidente que se preocupa com a democracia e não a arrisca, escuta mais do que fala, busca a unidade e atende diariamente às necessidades do povo. Lutarei com firmeza contra os privilégios de poucos, e trabalharei todos os dias pela qualidade de a família chilena ", disse ele no domingo.

O ex-candidato da coalizão Pacto Approve Dignity viu uma oportunidade de liderar a mudança de rumo do país. Apesar dos temores iniciais de ser presidente, Boric foi encorajado e finalmente saiu às ruas com o objetivo de coletar as assinaturas necessárias para apresentar uma indicação oficial à presidência do Chile e competir nas primárias da coalizão, que incluía partidários de Frente Amplio e a festa comunista.

Boric, que fazia parte do partido Convergência Social, grupo político de esquerda intimamente ligado à Frente Amplio, finalmente venceu as primárias em julho de 2021 e acabou se tornando o candidato de esquerda.

Sua postura socialista e esquerdista gerou polêmica, especialmente na bancada de direita na América Latina, temerosa das intenções que Boric pudesse ter à frente do governo chileno. Apesar de tudo, o homem tem insistido que seu governo se baseia em políticas sociais dirigidas ao povo que nada têm a ver com o que se passa na Venezuela ou em Cuba, cujos governos condenou publicamente.

Seu projeto de governo também envolve a redução das isenções de renda e a imposição de novos impostos aos mais ricos do Chile. Isso, em sua opinião, permitiria um Estado muito mais forte com o qual pudessem ser garantidos os direitos sociais que tanto reivindicou durante a campanha eleitoral.

A reforma tributária, com o aumento da carga tributária sobre os mais ricos e o fim da previdência privada, bem como a implantação de 40 horas semanais no país e não 45 como há até agora, também fazem parte do programa de Governo que pretende realizar nos próximos quatro anos.

Notícia relacionada

Fonte