Ir para o conteúdo

Queda de Maduro: países se preparam pare receber refugiados venezuelanos

De Wikinotícias

3 de janeiro de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Países fronteiriços à Venezuela, principalmente o Brasil e a Colômbia, já estão preparando planos de contingência para receber possíveis milhares de migrantes venezuelanos no contexto da captura de Nicolás Maduro e sua esposa, que foram levados para Nova Iorque, onde serão julgados.

Há um temor regional de que a atual situação de incerteza na Venezuela aumente o fluxo migratório e os governos já preparam planos para receber os migrantes e proteger suas fronteiras.

No Brasil

A fronteira em Roraima, especialmente em Pacaraima, é a porta de entrada mais utilizada, seguida pelo Amazonas. Nesses estados, os venezuelanos são recebidos em centros de migrantes, onde recebem documentos e são vacinados, ficando em quarentena até serem enviados para outros estados do Brasil.

Reuniões estão sendo realizadas pelo governo do Brasil para traçar as estratégias

Na Colômbia

Segundo o ministro da Defesa, Pedro Arnulfo Sanchez, o governo ativou o Plano Fronteira (Plan Frontera) para oferecer ajuda humanitária para possíveis migrantes, além de controlar a possível entrada de criminosos, principalmente de grupos armados como o cartel do ELN e a Segunda Marquetalia.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código]