Quase um milhão de franceses protestam contra reforma previdenciária

Fonte: Wikinotícias
Manifestações em Paris em 19 de janeiro

12 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Houve novas manifestações em toda França contra o plano do governo de aumentar a idade de aposentadoria e contra as reformas previdenciárias. As autoridades disseram que quase um milhão de pessoas foram às ruas e os sindicatos alertaram sobre novas ações para paralisar o país se o governo não retirar o projeto de lei.

O plano do governo era aumentar a idade para aposentadoria de 62 para 64 anos. Na capital, a polícia disparou gás lacrimogêneo enquanto os manifestantes incendiavam carros e bloqueavam estradas com escombros.

O Ministério do Interior francês estimou que cerca de 960.000 pessoas foram às ruas em todo o país no fim de semana, das quais mais de 90.000 na capital Paris.

Os sindicatos, que alegaram que o número foi muito maior, emitiram uma declaração conjunta pedindo ao governo que cancele o plano e alertaram sobre novas greves na quinta-feira.

Emmanuel Macron havia enfatizado anteriormente a necessidade de reformar o sistema de aposentadoria para garantir o equilíbrio de suas pensões.

Notícias relacionadas

Fontes