Quênia: Seis professores presos por forçar alunos a simular cenas de sexo

Fonte: Wikinotícias

3 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Seis professores foram presos no Quênia depois que surgiu um vídeo mostrando alunos do ensino fundamental forçados a simular cenas de sexo como punição, informou a polícia na terça-feira (31 de janeiro de 2023). Em um vídeo de 29 segundos que se tornou viral, quatro meninos em uniformes escolares simulam atos sexuais sob uma árvore no pátio da escola enquanto os professores observam. Ao fundo, os seis professores conversam e caem na gargalhada quando uma criança sem camisa enxuga as lágrimas do rosto.

A polícia disse que o vídeo "expondo estudantes a atos indecentes" foi gravado em Nyamache, uma cidade rural a cerca de 300 quilômetros a oeste da capital. Seis professores, cinco mulheres e um homem foram detidos e "contribuem para a investigação", indicou a polícia num relatório a que a AFP teve acesso.

Este incidente causou uma revolta nas redes sociais neste país amplamente conservador. O ministro da Educação, Ezekiel Machogu, disse que “será instaurado um processo disciplinar contra os professores e que eles serão demitidos se forem considerados culpados”. De acordo com a Lei de Ofensas Sexuais do Quênia, uma pessoa condenada por coagir outra a cometer um ato indecente enfrenta uma pena mínima de prisão de cinco anos.

Para além deste incidente, as condições de vida dos estudantes no Quénia são regularmente objecto de acalorados debates, seja sobre a pertinência ou não dos castigos corporais, proibidos oficialmente por lei em 2001.

Fontes