Quénia: Ataque em um campus universitário no leste do país reivindicada pelos islamitas Shabaab

Fonte: Wikinotícias

2 de abril de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dezenas de islâmicos somalis armados do Al-Shabaab (ou Al-Shabab ou Al-Shebab) atacaram esta manhã da Universidade de Garissa, no leste do Quénia(PT) ou Quênia(BR), a 150 km da fronteira com a Somália. De acordo com a polícia queniana despachado fortemente em cena, os atacantes iria realizar cerca de 500 alunos dentro da universidade. Pelo menos 70 mortos e um grande número de lesões foram notificados de acordo com o primeiro registro. A Cruz Vermelha do Quênia relataram um "desconhecido número de alunos tomados como reféns" e 50 homens jovens liberados.

De acordo com relatos da mídia local, o ataque ocorreu por volta de 5 horas, enquanto 30 estudantes foram à igreja para a missa da manhã. Várias pessoas, cujo número ainda não é conhecido, são forçosamente entrou na Universidade de Garissa puxando guardas que guardavam o portão de entrada. Eles "abriram fogo indiscriminadamente dentro do campus", disse o chefe da polícia queniano Boinnet Joseph em um comunicado. Os homens armados, em seguida, tomou posse do prédio da universidade e sequestraram cerca de 500 alunos, em seguida, liberado cerca de 50, na sua maioria muçulmanos.

O Ministério do Interior anunciou em sua conta no Twitter que três dos quatro edifícios na moradia foram evacuados. "Os atacantes estavam escondidos em um dos prédios e operações continuam", disse o ministério. Ângulo de aspas duplas apontando para a esquerda sh3.svg Kenya está em guerra com a Somália. Os nossos homens ainda estão dentro e lutar, sua missão é matar aqueles que são contra Shebab direito duplo apontando aspas ângulo sh3.svg

- O porta-voz da raiva Sheikh Ali Mohamud para o grupo islâmico.

Note-se que desde 2011 o Shebab têm aumentado os ataques em território queniano de Nairobi e no litoral turístico do país, especialmente em Mombasa, o principal porto da África Oriental.

Fontes[editar | editar código-fonte]