Putin reivindica vitória em meio a alegações de manipulação de votos

Fonte: Wikinotícias

20 de setembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os resultados das eleições russas de domingo não foram uma surpresa para os oponentes do presidente Vladimir Putin.

O Kremlin impediu a maioria dos candidatos genuinamente independentes — em primeiro lugar, os apoiadores do líder da oposição preso Alexei Navalny — de concorrer à Duma de 450 lugares.

O partido Rússia Unida reivindicou a vitória poucas horas após o fechamento das urnas no domingo, após três dias de votação em meio a alegações de fraude eleitoral e mobilização de trabalhadores do setor público para apoiar os candidatos do Rússia Unida.

O funcionário do Rússia Unida, Andrei Turchak, disse que seu partido estava prestes a ganhar mais de 300 das 450 cadeiras na Duma, dizendo a repórteres em Moscou que o partido provavelmente surgirá com 315 cadeiras na câmara baixa do parlamento da Rússia.

Na segunda-feira, a comissão eleitoral da Rússia relatou resultados preliminares — após 90% dos votos terem sido contados. Metade dos assentos na Duma são alocados por votação em lista partidária e a outra metade é nomeada por maioria de votos nos distritos.

Os dados da pesquisa antes da eleição sugeriram que apenas 26% dos russos estavam prontos para votar no Rússia Unida.

Irregularidades

Ao longo dos três dias de votação em 11 fusos horários, os observadores das pesquisas e eleitores relataram milhares de violações. Vídeos foram postados em redes sociais mostrando supostamente adulteração de votos, monitores independentes expulsos das seções eleitorais e os poucos candidatos da oposição ser agredidos.

Fontes