Putin elogia ação de Trump ao falar de Nobel da Paz
10 de outubro de 2025
Nessa sexta (10), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou sobre a concessão do Prêmio Nobel da Paz. Ele afirmou que Donald Trump tem feito "muito" para resolver "crises complexas", o que levou o presidente americano a agradecê-lo.
Durante uma coletiva de imprensa no Tajiquistão, onde realizava uma visita, Putin foi questionado se acreditava que Trump merecia o Prêmio Nobel da Paz de 2025, que foi atribuído à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.
"Não me cabe avaliar se o presidente americano em exercício merece ou não o Prêmio Nobel, mas ele faz muito para resolver crises complexas que perduram há anos e décadas", declarou o presidente russo.
Além disso, ele declarou que Trump está tentando "alcançar a paz", particularmente no Oriente Médio.
Putin também criticou o comitê responsável pelo Prêmio Nobel da Paz: "Houve casos em que o comitê concedeu o Prêmio Nobel da Paz a pessoas que não fizeram nada pela paz", declarou.
Sem apoiar explicitamente a concessão do prêmio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — que esperava recebê-lo —, Putin afirmou que "Trump fez muito pela paz" mundial.
Em entrevista coletiva, o presidente russo afirmou: "Houve casos em que o Comitê do Nobel concedeu o prêmio a pessoas que não fizeram nada pela paz. O prestígio do prêmio se perdeu em grande medida".
Ao ser indagado pelos jornalistas se acreditava que o norte-americano merecia o Nobel, Putin respondeu que "não sou eu quem tem que decidir isso", porém acrescentou que "Trump resolve muitos problemas complexos e crises que duravam décadas".
Trump expressou gratidão pelo comentário de seu homólogo russo em uma postagem na rede social Truth Social: "Obrigado ao presidente Putin!".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Putin elogia ação de Trump ao falar de Nobel da Paz — Universo Online, 10 de outubro de 2025
- ((pt)) Putin critica Prêmio Nobel e diz que 'Trump faz muito pela paz'; presidente dos EUA agradece russo — G1, 10 de outubro de 2025

