Saltar para o conteúdo

Putin diz que 100 mil militares participam de exercícios militares conjuntos com Belarus

De Wikinotícias

16 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (16), durante uma visita inesperada às manobras realizadas próximas às fronteiras da Otan, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que 100 mil militares estão envolvidos nos exercícios conjuntos "Zapad" com Belarus.

Minsk já havia informado que somente 7.000 soldados estariam envolvidos na fase bielorrussa dos exercícios, que foram acompanhados por representantes do Exército dos Estados Unidos.

"Hoje estamos realizando a parte final do exercício estratégico Zapad 2025", afirmou Putin, trajando uniforme militar na área de treinamento de Mulino, situada na região de Nijni Novgorod, a leste de Moscou. "Cem mil militares estão participando", complementou.

As agências de notícias russas, com base no Kremlin, relataram que soldados da Índia, Irã, Bangladesh, Burkina Faso, Congo e Mali também estiveram presentes nas manobras, que antes eram apenas um exercício conjunto entre Rússia e Bielorrússia.

Putin, trajado com uniforme militar, recebeu orientações do ministro da Defesa, Andrei Belousov, e de seu vice. O presidente afirmou que os exercícios "Zapad" tinham como finalidade praticar componentes de defesa do "estado de união" entre a Rússia e Belarus.

"O objetivo destes exercícios é ensaiar todos os elementos necessários relativos à defesa da soberania, integridade territorial e proteção do Estado da União contra qualquer tipo de agressão", declarou Putin.

De acordo com o líder russo, as manobras estão sendo realizadas em 41 locais de treinamento e envolvem 100 mil soldados, além de aproximadamente 10 mil sistemas de armamento e equipamentos.

Belarus compartilha fronteiras com três países membros da Otan — Polônia, Lituânia e Letônia — a oeste, e com a Ucrânia ao sul. Alexander Lukashenko, líder da Bielorrússia, é um aliado próximo de Putin e o apoiou ao longo de toda a guerra na Ucrânia.