Putin declara cessar-fogo de 36 horas na Ucrânia para o Natal ortodoxo

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou na quinta-feira um cessar-fogo de 36 horas em seu conflito com a Ucrânia durante o feriado de Natal ortodoxo.

Ele ordenou que as tropas russas parassem os ataques por um dia e meio a partir do meio-dia de sexta-feira, disse o Kremlin. Muitos cristãos ortodoxos, incluindo os que vivem na Rússia e na Ucrânia, comemoram o Natal nos dias 6 e 7 de janeiro.

O patriarca Kirill de Moscou, chefe da Igreja Ortodoxa Russa, pediu na quinta-feira que ambos os lados do conflito observem uma trégua de Natal.

Em uma ordem, Putin disse: "Com base no fato de que um grande número de cidadãos que professam a ortodoxia vivem nas áreas de hostilidades, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e permita que eles participem dos cultos na véspera de Natal, bem como no dia de Natal."

A Ucrânia se referiu à ordem de Putin como "hipocrisia".

Mykhailo Podolyak, assessor sênior do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, caracterizou a Igreja Ortodoxa Russa como um "propagandista de guerra" que incitou o "assassinato em massa" de ucranianos.

"A declaração da Igreja Ortodoxa Russa sobre a 'Trégua de Natal' é uma armadilha cínica e um elemento de propaganda", disse ele.

Fontes