Protestos no Irã deixam uma dezena de mortos

Fonte: Wikinotícias

1 de janeiro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No domingo, manifestantes em dezenas de milhares demonstraram em várias cidades em todo o Irã na maior ação política do país desde o Movimento Verde de 2009. Como resultado das manifestações prolongadas em várias cidades iranianas, de acordo com a mídia iraniana, dez pessoas morreram ontem à noite nas manifestações. O número total de mortes entre os manifestantes como resultado das manifestações atuais chega a doze e centenas de prisões.

De acordo com o serviço de televisão estatal do Irã, manifestantes tentaram assumir o controle das delegacias de polícia e outros edifícios governamentais, mas as forças de segurança os expulsaram. A Agence France-Presse relata que, de acordo com a notícia estatal do Irã, seis pessoas morreram em Tuyserkan, duas atingidas a tiros na cidade petrolífera de Izeh (embora não esteja claro se a polícia ou os manifestantes são responsáveis) e outras duas em Dorud em um incidente envolvendo com veículo de carro de bombeiro, onde duas pessoas morreram no dia anterior atingidas a tiro.

Os protestos começaram em Mashhad, inicialmente pelo alto custo de vida e pelo fraco mercado de trabalho, mas transitaram para um protesto político. O atual presidente, Hassan Rouhani, fez uma promessa de campanha de uma melhoria na economia em resposta ao levantamento de sanções internacionais. Algumas das manifestantes mulheres tiraram seus hijabs para desafiar os requisitos de vestimenta do país e apelaram à igualdade de direitos para as mulheres. Outros pediram que o líder supremo, Aiatolá Khameni, renunciasse. Houve apelos para mais protestos nas redes sociais hoje. Outros ainda denunciaram o envolvimento do Irã na Síria, no Iêmen, em Gaza e no Líbano.

A televisão estatal iraniana também informou hoje que um agente teria sido morto a tiros por um manifestante com uma espingarda. Se esta notícia estiver correta, é a primeira vez que um oficial de segurança é morto nas manifestações.

"Nossa grande nação testemunhou uma série de incidentes similares no passado e têm tratado com eles confortavelmente. Isso não é nada", disse o presidente Hassan Rouhani ao Parlamento, reconhecendo também que os iranianos têm o direito legal de demonstrar. "O espaço precisa se abrir para protestos e críticas legais", disse ele, acrescentando: "Não temos um desafio maior do que o desemprego. Nossa economia exige uma cirurgia corretiva importante".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou seu apoio aos manifestantes no Twitter: "As pessoas finalmente estão ficando sábias sobre como seu dinheiro e riqueza estão sendo roubados e desperdiçados pelo terrorismo. Parece que não vão demorar mais. Os EUA estão assistindo muito de perto por violações dos direitos humanos!" O presidente Trump citou o acordo iraniano na era de Obama como a fonte dos problemas do país, mas em um discurso no domingo, Rouhani culpou Trump.

Sima Shine, ex-Conselho de Segurança Nacional israelense para Assuntos Estratégicos disse ao Jerusalem Post que os protestos poderiam "diminuir o apetite do conflito militar pelo Hezbollah ou pelo Irã, pois os eventos estão forçando o regime a se concentrar em seus problemas internos". Isso, ele disse, poderia tornar o conflito entre Israel e o Irã menos provável.

Nos últimos anos, o Irã viu uma agitação pela participação nos conflitos no Iraque e na Síria. Muitos iranianos sentem que o governo deveria estar trabalhando em questões domésticas, como empregos e não em guerras estrangeiras. Em janeiro passado, depois de ter confirmado que o Irã desmantelou grande parte do seu programa nuclear, os Estados Unidos e muitos países europeus levantaram sanções contra o Irã, permitindo um comércio mais livre. Enquanto algumas partes da economia melhoraram, entre os jovens, o desemprego atingiu quase 29%.

Fontes