Projecto de governação ambiental lançado em Maputo

Fonte: Wikinotícias
Moçambique.
China.

Agência VOA

Iniciativa visa mudar a atitude dos moçambicanos nos mais diferentes níveis.

21 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Fundo Mundial para o Ambiente (WWF) lançou nesta terça-feira, 21, em Moçambique, uma campanha nacional para a defesa e protecção dos recursos florestais.

Trata-se de uma iniciativa através da qual se pretende conseguir uma mudança de atitude a todos os níveis, por forma a que, através de novas abordagens de governação, haja um cada vez maior combate à delapidação dos recursos florestais, que em Moçambique tem como rosto central grupos chineses, que, segundo organizações da sociedade civil, contam com a conivência de políticos envolvidos em esquemas de corrupção.

Segundo Anabela Rodrigues, directora do WWF em Maputo, este é o momento de passar das palavras à acção, por forma a dar mais prazo de validade às florestas moçambicanas.

Estudos recentes revelam que a ofensiva criminosa contra as espécies florestais nativas e preciosas em Moçambique já atingiu as áreas de conservação e, apesar de algum compromisso manifestado pelo actual Governo, o perigo ainda mora.

Nos últimos três anos, foram reportados casos de milhares de metros cúbicos de espécies nativas abatidas de forma indiscriminada e insustentável, deixando milhares de hectares desprotegidas, abrindo espaço para perigos provenientes das mudanças climáticas.

Notícia Relacionada

Fonte