Procuradoria belga confirma dois mortos e um ferido em operação antiterrorista

Fonte: Wikinotícias

Bélgica • 15 de janeiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma operação antiterrorista hoje (15) na Bélgica contra grupos jihadistas, que se preparavam para cometer atentados terroristas, resultou na morte de dois suspeitos e um ferido em Verviers, no Leste do país, informou em conferência de imprensa em Bruxelas o porta-voz do Procuradoria Federal, Eric Van der Sypt. A ação policial ocorreu no centro da cidade e não foram registradas vítimas entre as forças policiais ou civis. Na operação “morreram dois supostos jihadistas e um terceiro ficou ferido”, anunciou der Sypt.

De acordo com o porta-voz, a ampla operação desencadeada em Verviers e que se estendeu a Bruxelas e Vilvoorde, “evitou atentados terroristas de envergadura que iam ser cometidos de imediato”. Antes, informações divulgadas pela imprensa referiram-se a três mortos na sequência da operação destinada a neutralizar um grupo com supostas ligações com Amedy Coulibaly (que fez reféns em um supermercado judaico em Paris e matou quatro reféns na semana passada), enquanto prosseguia uma operação idêntica em Bruxelas.

Os suspeitos teriam a intenção de desencadear ataques na capital belga, na sequência dos ataques da semana passada em Paris dos irmãos Kouachi contra a redação do semanário satírico Charlie Hebdo (12 mortos), e em um supermercado judaico, efetuado por Coulibaly (quatro mortos). Os três jihadistas foram mortos pela polícia francesa.

De acordo com testemunhas, a invasão foi feita por Forças de Intervenção da Polícia Federal perto das 17h45 locais (14:45 em Brasília). Os policiais entraram na habitação enquanto atiradores especiais no exterior vigiavam os telhados dos prédios. Imagens de vídeo mostram um apartamento em chamas com policiais no seu interior e é possível ouvir explosões e disparos

Fontes