Problemas de software atrasam entregas de F-16, diz Taiwan

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O pedido de Taiwan de 66 novos caças F-16V dos Estados Unidos não será concluído até 2026 devido a problemas de software, disse o ministro da Defesa Chiu Kuo-cheng na quinta-feira.

No início deste mês, o ministro da Defesa da ilha disse que o atraso foi resultado de interrupções na cadeia de suprimentos, mas na quinta-feira ele acrescentou que o atraso foi devido a problemas de software de controle de voo.

"Em princípio, até 2026, todas as 66 aeronaves chegarão. Não há absolutamente nenhum problema com isso", disse Chiu a repórteres no parlamento.

Os Estados Unidos aprovaram a venda de US$ 8 bilhões dos caças F-16 da Lockheed Martin Corp.

Desde o ano passado, Taiwan reclama de atrasos nas entregas de armas dos EUA, incluindo mísseis antiaéreos Stinger. Os fabricantes voltaram os suprimentos para a Ucrânia depois que a Rússia invadiu o país no ano passado.

Os dois primeiros F-16 do pedido deveriam ter sido entregues entre outubro e dezembro deste ano, mas isso foi adiado para entre julho e setembro de 2024, disseram autoridades taiwanesas neste mês.

A porta-voz da Lockheed, Liz Lutz, disse à Bloomberg que a empresa está "trabalhando de perto com o governo dos EUA para enfrentar os desafios em apoio aos objetivos de segurança dos EUA".

Fontes