Primeiro-ministro russo elogia laços com a China

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, elogiou os laços de seu país com a China, dizendo que as relações “estão em um nível sem precedentes”.

Mishustin fez o comentário durante uma reunião na quarta-feira em Pequim com o primeiro-ministro chinês Li Qiang. Mishustin também se encontrou com o presidente Xi Jinping, e relatos dizem que Xi ofereceu o apoio de Pequim aos “interesses centrais” de Moscou.

Mishustin disse que o relacionamento bilateral é “caracterizado pelo respeito mútuo dos interesses de cada um, o desejo de responder conjuntamente aos desafios, que está associado ao aumento da turbulência na arena internacional e ao padrão de pressão sensacional do Ocidente coletivo”. De acordo com a Associated Press, Mishustin não mencionou a invasão da Rússia na Ucrânia.

Mishustin e Li assinaram vários acordos envolvendo cooperação em serviços comerciais, exportações russas de produtos agrícolas para a China e esportes.

Mishustin é o oficial russo de mais alto escalão a visitar Pequim desde a invasão da Ucrânia por Moscou em fevereiro de 2022. A China se tornou o maior cliente de exportação de petróleo e gás da Rússia devido às sanções das nações ocidentais em resposta à invasão. A mídia estatal russa disse recentemente que as exportações russas para a China aumentarão 40% este ano.

A China se absteve de criticar publicamente a invasão da Ucrânia pela Rússia. Pequim afirma ser neutra no conflito.

Fontes