Primeiro-ministro espanhol convoca eleições antecipadas

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro da Espanha convocou eleições gerais antecipadas na segunda-feira, após resultados insatisfatórios nas eleições regionais e locais de domingo.

Falando em rede nacional, Pedro Sánchez disse que dissolveria o parlamento e que a Espanha realizaria eleições antecipadas em 23 de julho.

“Tomei esta decisão devido aos resultados das eleições realizadas ontem”, disse Sanchez, falando do palácio presidencial de Moncloa.

"Embora as eleições de ontem tenham um alcance local e regional, o significado da votação transmite uma mensagem que vai além disso. É por isso que, como primeiro-ministro e secretário-geral do PSOE, assumo pessoalmente a responsabilidade pelos resultados", disse Sánchez.

Sánchez disse ter falado com o rei Filipe VI sobre a decisão e que realizará uma reunião de emergência do Gabinete ainda na segunda-feira para dissolver o parlamento.

Os resultados das eleições regionais mostraram o eleitorado espanhol pendendo para a direita com o Partido Popular conquistando 31,5% dos votos, enquanto os socialistas de Sánchez - PSOE - Partido Socialista dos Trabalhadores Espanhóis - e seu aliado Podemos obtiveram 28,2%.

O PP venceu sete municípios dos 12 disputados e dominou várias regiões anteriormente conquistadas pelo PSOE, incluindo Valência, Aragão e La Rioja.

Resta saber, no entanto, se o PP formará governos regionais sozinho ou terá que entrar em uma coalizão com o partido de extrema-direita Vox.

Fontes