Primeira tempestade da temporada 2021-22 do noroeste da Europa é nomeada: Arwen

Fonte: Wikinotícias

25 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Se chama Arwen a primeira tempestade do noroeste da Europa da temporada 2021-2022. O Met Office britânico nomeou um sistema de baixa pressão hoje, com o aviso de ventos fortes e "vendavais perturbadores" na maior parte do Reino Unido: aviso âmbar de vento para o nordeste da Escócia e Inglaterra e aviso amarelo para o restante da Escócia, Irlanda do Norte, oeste da Inglaterra e País de Gales. O aviso também é para neve nas terras altas da Escócia e norte da Inglaterra e um alerta amarelo para neve para outras partes do território escocês.

Os alertas têm validade até sábado, quando, segundo o o Aemet da Espanha, Arwen chegará como uma frente fria ao território espanhol, intensificando um episódio de neve e chuvas na metade norte do país que já dura dois dias.

Entenda

Dois grupos de países nomeiam tempestades de ventos fortes na Europa Ocidental: o grupo do noroeste, formado por Reino Unido, Irlanda e Países Baixos, e o grupo do Sudoeste, formado por França, Espanha, Portugal e Bélgica - que já nomeou as tempestades Aurore e Blas recentemente.

Este ano, o grupo do sudoeste fez duas mudanças importantes para esta temporada - de forma geral, as tempestades eram nomeadas sempre que houvesse alerta laranja ou vermelho para ventos: 1) as tempestades seriam nomeadas também se houvesse avisos laranja ou vermelho apenas para chuvas; 2) não seria preciso alcançar o alerta laranja de vento para que a tempestade recebesse um nome.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes