Primeira-ministra da Nova Zelândia falou com Xi Jinping sobre Coreia do Norte

19 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que a questão norte-coreana foi discutida durante uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping.

A primeira-ministra Ardern e o presidente Xi, que estão visitando Bangkok, na Tailândia, para participar da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), realizaram uma cúpula bilateral ontem (18).

De acordo com a mídia da Nova Zelândia, Ardern se reuniu com repórteres após a cúpula com Xi e disse que o diálogo entre os dois países foi "construtivo".

Ela acrescentou que eles discutiram principalmente questões diretamente relacionadas à região, incluindo a questão dos mísseis balísticos da Coreia do Norte, que se acredita serem mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) que caíram em águas japonesas.

"Não é do interesse de ninguém perder a paz e a estabilidade na região, e posso dizer que essa era a visão comum", disse Ardern.

No entanto, a primeira-ministra Ardern não comentou o que o presidente Xi disse.

A reunião entre os dois líderes foi originalmente marcada para 20 minutos, mas a reunião real teria durado cerca de 50 minutos.

Fontes