Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, dá à luz uma menina

Fonte: Wikinotícias

1 de julho de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na manhã da quinta-feira do dia 21 de junho, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, foi internada no Auckland Hospital. Ela deu à luz uma menina, pesando 3,31 quilogramas (7,3 libras) às 16hs45min hora local (0445 UTC), depois de estar em trabalho de parto por quase 11 horas. Ela estava quatro dias após sua data de vencimento de 17 de junho. Ardern se tornou a segunda chefe de governo a dar à luz enquanto estava no cargo (excluindo figuras de proa monarcas). O vice-primeiro-ministro Winston Peters recebeu o título de primeiro-ministro interino e manterá as funções de primeiro-ministro por seis semanas, enquanto Ardern está em licença-maternidade.

Jacinda Ardern em 2018.

O pai do bebê é Clarke Gayford, que às vezes é chamado de "Esposa do Primeiro Ministro", embora o casal não seja casado.

Ardern anunciou o nascimento no Instagram algumas horas depois de ter acontecido, com a legenda: "Bem-vindo à nossa pequena aldeia. Nós sentimos muita sorte em ter uma menina saudável que chegou às 4.45pm [16hs45min] pesando 3,31 kg (7,3 lb). Muito obrigado pelos seus melhores votos e sua gentileza. Estamos todos indo muito bem graças à maravilhosa equipe do Auckland City Hospital."

Os parabéns foram rapidamente dados por líderes mundiais, incluindo a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, o primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull, a primeira-ministra britânica Theresa May e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

O casal anunciou em 24 de junho que a bebê se chamava Neve Te Aroha Ardern Gayford. Neve é ​​uma palavra irlandesa anglacizada que significa "brilhante" e Aroha é Maori para "amor".

Ardern anunciou sua gravidez no Instagram em janeiro, em uma foto legendada "E nós achamos que 2017 foi um grande ano! Clarke e eu estamos muito animados que em junho nossa equipe irá se expandir de duas para três e que nós estaremos nos unindo aos muitos pais lá fora que usam dois chapéus. Eu serei a primeiro-ministra e uma mãe e Clarke será o "primeiro homem da pesca" e ficará em casa, pai. ...".

A única outra chefa de governo que deu à luz enquanto estava no poder era a primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, que deu à luz a filha Bakhtawar no cargo, em janeiro de 1990. Ela foi assassinada em dezembro de 2007; Bhutto teria 55 anos na quinta-feira (21 de junho). A filha de Banazir Bhutto, Bakhtawar, twittou seus parabéns ao casal, acrescentando que "Benazir Bhutto mostrou [que] você pode ser mãe e primeira-ministra".

Fontes