Saltar para o conteúdo

Presumimos que a Rússia esteja por trás das incursões de drones, diz chanceler da Alemanha

De Wikinotícias

5 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse domingo (5), o chanceler alemão Friedrich Merz afirmou suspeitar que a Rússia esteja envolvida na maioria dos drones observados sobre a Alemanha no último fim de semana, incluindo possivelmente aqueles que causaram a interrupção de dezenas de voos e deixaram mais de 10.000 passageiros retidos no aeroporto de Munique.

Merz destacou a ocorrência sem precedentes dessas incursões no espaço aéreo europeu, ressaltando que, nem mesmo durante a Guerra Fria, esse tipo de atividade foi registrado.

Ele observou que a quantidade de incursões no espaço aéreo europeu era sem precedentes, até mesmo em relação ao período da Guerra Fria, porém nenhum dos drones avistados até o momento estava armado. Ele afirmou que todos estavam em voos de reconhecimento.

"Nossa suposição é que a Rússia esteja por trás da maioria desses voos de drones", afirmou Merz.

Nos últimos dois dias, drones foram vistos em aeroportos e bases militares por toda a Alemanha, de acordo com o jornal Bild, que se baseou em um relatório policial sigiloso. Isso indica que os avistamentos desta semana no Aeroporto de Munique podem ser apenas o começo de uma série de incidentes.

Na sexta-feira, o Aeroporto de Munique viu dezenas de voos desviados ou cancelados devido ao fechamento de ambas as pistas, após o segundo avistamento de drones em um intervalo de dois dias. Na manhã de sábado, as operações foram retomadas, embora com atrasos.