Presidente ucraniano fala com Biden, pede para que se evite pânico, mas também solicita garantias de segurança contra a Rússia

Fonte: Wikinotícias

13 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, hoje. Os líderes discutiram a situação de segurança na Ucrânia - trocaram informações, fizeram avaliações e discutiram formas de desescalada das tensões com a Rússia.

Volodymyr enfatizou que o governo ucraniano entende todos os riscos atuais e está pronto para qualquer desdobramento. "Vamos parar qualquer escalada em direção à Ucrânia. A capital da Ucrânia, Kiev, e outras cidades - Kharkiv, Lviv, Dnipro e Odesa - estão seguras e sob proteção confiável", enfatizou o chefe de Estado.

O Presidente da Ucrânia falou sobre as medidas tomadas pelos Estados Unidos e outros parceiros no apoio efetivo. "Nós sentimos isso e esperamos que, entre outras coisas, ajude a evitar a propagação do pânico", disse Volodymyr.

Volodymyr agradeceu a Biden pelo apoio inabalável dos Estados Unidos à soberania e integridade territorial da Ucrânia e enfatizou a importância de fornecer garantias efetivas de segurança para o país. "Estamos prontos para discutir em diferentes formatos", disse, enfatizando que não pode haver segurança na Europa sem a segurança da Ucrânia.

Os dois reafirmaram a união tem torno de posições sobre a importância de prosseguir os esforços políticos e diplomáticos para o processo de paz e restabelecer a estabilidade. Volodymyr salientou que a Ucrânia defende exclusivamente uma solução pacífica do conflito. Foi dada atenção às medidas tomadas para diminuir a escalada e alcançar a paz em todos os formatos de negociação existentes.

O Presidente ucraniano destacou a importância dos esforços dos Estados Unidos na consolidação do apoio internacional à Ucrânia e elogiou a cooperação ativa com os no campo da segurança e defesa, que contribui para o fortalecimento das capacidades das Forças Armadas da Ucrânia. "Ainda não somos membros da OTAN, portanto, apenas um poderoso exército ucraniano é a chave para a segurança do nosso estado", destacou Volodymyr.

Os dois líderes também discutiram sanções em caso da escalada de agressão por parte da Rússia e a questão do aumento da estabilidade financeira e energética da Ucrânia no contexto dos desafios atuais.

Volodymyr agradeceu a Biden por seu apoio e o convidou a visitar a Ucrânia: "Estou convencido de que sua chegada a Kiev nos próximos dias, que são cruciais para estabilizar a situação, será um sinal poderoso e contribuirá para a desescalada".

Notícias Relacionadas

Fontes