Presidente guineense inicia consultas para marcar eleições legislativas

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

23 de fevereiro de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Eleições devem acontecer este ano

O Presidente da Guiné-Bissau vai iniciar, na próxima semana, a auscultação dos partidos políticos com vista a fixar a data para as eleições legislativas, previstas para este ano.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 23, José Mário Vaz afirma que, para o efeito, “encetou diligências junto ao Supremo Tribunal de Justiça com vista a obtenção de informações sobre a situação, no plano legal, dos partidos políticos”.

Para o Chefe de Estado guineense, “em conformidade com as disposições constitucionais e legais, as eleições legislativas deverão ter lugar no corrente ano de 2018”.

No comunicado assinado pelo seu conselheiro e porta-voz, Fernando Mendonça, o Presidente disse estar “empenhado em tudo fazer para cumprir os preceitos constitucionais e legais, relativos às eleições legislativas e o respectivo calendário eleitoral”.

A decisão de Vaz acontece no momento em que o novo primeiro-ministro, Artur Silva, continua a ter dificuldades em formar o seu Governo, perante a recusa dos partidos com assento parlamentar em integrar o Executivo, exigindo o cumprimento do Acordo de Conacri.

A comunidade internacional (CEDEAO, ONU e União Africana), continua, também, a pressionar os atores políticos guineenses para respeitarem o Acordo.

Fonte