Presidente do Superior Tribunal de Justiça disse que o Brasil está a largos passos de um Estado nazista

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 4 de julho de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Presidente do Superior Tribunal de Justiça do Brasil Edson Vidigal disse numa entrevista para a revista IstoÉ desta semana:

Estou preocupado porque o que estamos assistindo no Brasil nos induz à perplexidade. Não seria demais admitir que estamos a largos passos de um Estado nazista. O que eu vejo de mais perigoso é que esse totalitarismo já escapou ao controle do próprio Estado. Deveríamos estar em um Estado de direito democrático. Mas, aos poucos, o Estado está perdendo controle sobre ações nefastas, perigosas do crime organizado, que ao mesmo tempo se infiltra com idéias fascistas nas ações dos próprios agentes públicos.

Vidigal critica o suposto exagero em algumas das invasões de escritórios de advocacia feitas pela Polícia Federal, o recolhimento de documentos e computadores e as gravações de conversas telefônicas. Segundo Vidigal, muitas vezes as gravações servem para criar dossiês para ser usados em chantagens.

Vidigal disse que é necessário haver mais cautela porque o Estado brasileiro está a perder o controle, ao mesmo tempo que crescem idéias fascistas.

Fontes