Presidente do Senado, Garibaldi Alves, anuncia que vai desistir o apoio ao candidato José Sarney na eleição no Senado

Fonte: Wikinotícias

Brasília, Distrito Federal, Brasil • 20 de janeiro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), admitiu hoje a possibilidade de desistir de concorrer à reeleição em favor do ex-presidente da República e da Casa, José Sarney.

Diante das circunstâncias e das dificuldades jurídicas que ainda persistem, acho que a candidatura do presidente Sarney é mais viável

Garibaldi Alves à Reuters

O atual presidente da Casa reafirmou, no entanto, que só renunciará à candidatura se os demais senadores peemedebistas lhe pedirem.

Se agora o presidente Sarney aceita ser candidato, eu acredito que é a bancada que deve decidir

Garibaldi Alves

Garibaldi negou estar magoado com os companheiros de bancada, mas demonstrou insatisfação. "Fico um pouco frustrado por não poder continuar o trabalho."

As eleições para as presidências do Senado e da Câmara estão agendadas para o dia 2 de fevereiro. O outro candidato no Senado é Tião Viana (PT-AC).

Sarney vinha negando a possibilidade de tentar voltar a presidir o Congresso, dizendo também que só aceitaria a missão se seu nome obtivesse o consenso dos colegas. Depois das negativas iniciais de Sarney, o PMDB lançou no fim do ano passado a candidatura de Garibaldi, a qual passou a ser alvo de questionamentos.

De acordo com a legislação brasileira, um parlamentar não pode ser eleito duas vezes para presidir a Câmara ou o Senado em uma mesma legislatura. Garibaldi alega, no entanto, que apenas cumpre um mandato tampão em razão da renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado irregularidades durante a presidência, inclusive teve caso com a Monica Veloso.

A bancada do PMDB deve se reunir na quarta-feira da semana que vem para decidir se transfere o apoio dado anteriormente a Garibaldi para Sarney, que na noite de segunda-feira revelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a disposição de disputar o cargo.

Apesar de não trabalhar contra a candidatura de Sarney, um aliado próximo de Lula, integrantes do Executivo defendem um equilíbrio entre as forças políticas que compõem a base aliada no Legislativo. O PT apóia Michel Temer (PMDB-SP) na eleição para a presidência da Câmara, diz que não retirará a candidatura de Viana e cobra reciprocidade dos peemedebistas no Senado.

Na reunião com o grupo de coordenação política, na manhã de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um relato do encontro que teve na segunda à noite com o presidente José Sarney (PMDB-AP), que manifestou o desejo de disputar a presidência do Senado.

Fontes