Presidente do Quirguistão demite o governo

Fonte: Wikinotícias
Almazbek Atambayev em 2016.

26 de outubro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Presidente do Quirguistão Almazbek Atambayev assinou um decreto sobre a demissão do governo, após a facção pró-presidencial do Partido Social-Democrata do Quirguistão (PDAP) se retirar do Parlamento quirguiz (Jogorku Kenesh) da coalizão majoritária.

Em um comunicado no site oficial do presidente disse:

De acordo com o decreto, em conexão com o anúncio oficial da perda do estatuto da maioria parlamentar do Jogorku Kenesh da República do Quirguistão das facções da coalizão formada sobre a base do acordo de coalizão entre as facções parlamentares dos social-democratas, "Quirguistão", "Onuguu-Progress", "Ata Meken" em 2 de novembro de 2015 e em conformidade com o artigo 65, parágrafo 7 do artigo 84 da Constituição, parágrafo 1 da parte 1, o segundo parágrafo da parte 4 do artigo 13 da Lei constitucional da República do Quirguistão "Sobre o Governo da República do Quirguistão" resolve:

1. Leia o governo do Quirguistão demitiu, constituída em conformidade com o acordo de coalizão entre a facção do Partido Social Democrata, "Quirguistão", "Onuguu-Progress", "Ata Meken" do Jogorku Kenesh da República do Quirguizistão de 2 de novembro de 2015.

2. As pessoas que já ocuparam o cargo de primeiro-ministro, primeiro vice-primeiro ministro, vice-premiês, membros do Governo e chefes de departamentos administrativos da República do Quirguistão para continuar as funções dos membros do Governo e chefes de departamentos administrativos da República do Quirguizistão, respectivamente, anteriormente ocupou o cargo até data da nomeação dos membros da nova composição do governo e chefes de departamentos administrativos.

3. O decreto entra em vigor a partir da data de assinatura.

Governo sob o primeiro-ministro Sooronbay Jeenbekov foi formado em Abril 2016, após a renúncia de Temir Sariev, devido ao escândalo de corrupção para a construção de estradas na Issyk-Kul .

O colapso da coalizão governista teve lugar em 24 de outubro de 2016, quando uma facção do Partido Social-Democrata do Quirguistão anunciou a sua retirada da maioria dominante. A razão para esta etapa, os social-democratas têm chamado contradições insuperáveis nos pontos de vista sobre a reforma constitucional.

Fontes