Presidente do México pede restrições à inteligência militar após vazamento nos EUA

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em resposta ao vazamento de documentos secretos dos Estados Unidos, o México anunciou no dia 18 que imporia restrições às suas informações militares.

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, fez as declarações em entrevista coletiva no dia 18, levantando suspeitas sobre atividades de espionagem do Pentágono contra o governo mexicano.

“Vamos proteger as informações da Marinha e do Departamento de Defesa porque estamos sendo alvo das atividades de espionagem do Pentágono”, disse Lopez Obrador.

Citando documentos confidenciais vazados em uma reportagem recente, o jornal The Washington Post disse que os Estados Unidos vinham grampeando mexicanos desde que um estadunidense foi sequestrado e morto no México no mês passado.

Obrador disse que não tem planos de repreender os Estados Unidos, mas que em algum momento os termos da cooperação serão discutidos.

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os documentos revelaram espionagem de outros países, incluindo Coreia do Sul.

Fontes