Saltar para o conteúdo

Presidente do Irã diz à ONU que Teerã nunca tentará construir bomba nuclear

De Wikinotícias

24 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa quarta (24), o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou à Assembleia-Geral das Nações Unidas que o Irã não pretende desenvolver armas nucleares. Essa declaração foi feita poucos dias antes da reimposição de sanções internacionais contra o Irã, em decorrência das ambições nucleares de Teerã.

"Declaro mais uma vez perante esta assembleia que o Irã nunca procurou e nunca procurará construir uma bomba nuclear. Não buscamos armas nucleares", afirmou Pezeshkian.

Em 28 de agosto, Reino Unido, França e Alemanha iniciaram um processo de 30 dias para restabelecer as sanções da ONU, que se encerram em 27 de setembro. Teerã foi acusada de não cumprir um acordo de 2015 com as potências globais, que visava impedir o desenvolvimento de uma arma nuclear.

As potências europeias propuseram adiar o restabelecimento das sanções por até seis meses para permitir negociações sobre um acordo de longo prazo, desde que o Irã reestabeleça o acesso dos inspetores nucleares da ONU, atenda às demandas relacionadas ao seu estoque de urânio enriquecido e participe de diálogos com os Estados Unidos.

Durante seu discurso em Nova Iorque, Pezeshkian declarou que a guerra de 13 dias foi uma "grave traição à democracia".

Simultaneamente, Mohammad Eslami, líder da Organização de Energia Atômica do Irã, confirmou à Sky News que alguns locais nucleares iranianos foram destruídos durante os ataques dos Estados Unidos em apoio a Israel. Apesar das ameaças de uma nova agressão por parte do governo de Benjamin Netanyahu, ele garantiu que eles seriam reconstruídos.