Presidente do BC diz que alta taxa de juros é culpa de dívidas do governo

Fonte: Wikinotícias

14 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a alta taxa de juros no Brasil é culpa das dívidas do governo. A declaração foi realizada para CNN.

“A gente tem que tomar cuidado para não ter uma inversão de valores. Se você, empresário, está tentando pegar um dinheiro e está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado, a culpa é do governo, que deve muito. Porque o governo está competindo com você pelo dinheiro que tem disponível para aplicar em projetos. Então, assim, o grande culpado pelos juros estarem altos é que tem alguém competindo pelos mesmos recursos e pagando mais”, disse.

Os juros e a atuação de Campos Neto foram duramente criticados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive pelo próprio presidente. No entanto, ele afirma que não vai deixar o cargo, apesar de não pretender permanecer por mais um mandato.

“Pretendo ficar até o final do mandato, acho que é importante cumprir a missão. A gente sempre quer fazer um mandato na melhor forma possível, fazer uma transição mais suave possível, no momento que tiver de ser feita a transição”, afirmou.

Fontes