Presidente de Portugal participa de eventos dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Lula e Cavaco Silva, durante visita ao Real Gabinete Português de Leitura

7 de março de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, chegou ontem ao Rio de janeiro para participar das solenidades comemorativas dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil. O primeiro compromisso oficial da agenda foi um concerto esta noite, no Teatro Municipal.

Hoje (7), o presidente de Portugal recebe o título de Presidente Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e almoça com intelectuais e representantes do movimento artístico brasileiro, antes de seguir para o Palácio São Clemente, onde tem audiência com o prefeito carioca, César Maia. Foi no dia 7 de março de 1808 que a Família Real Portuguesa chegou à cidade do Rio de janeiro, desembarcando no dia seguinte.

Ainda hoje (7), Cavaco Silva se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Museu Histórico Nacional. Ainda não foram definidos os assuntos da pauta, segundo informou o Itamaraty. Cavaco Silva será homenageado com jantar, oferecido pelo presidente Lula, no Palácio Laranjeiras.

No sábado (8), os dois presidentes voltam a se encontrar pela manhã no Real Gabinete Português de Leitura.

No domingo (9), Cavaco Silva inaugura a exposição “Lisboa no Rio de janeiro” na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro. O retorno a Portugal está previsto para as 20 horas de domingo (9).

Fontes