Presidente da Venezuela muda de opinião e ataca o novo presidente dos Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

Caracas, Venezuela • 21 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de virar uma espécie de “cabo eleitoral” do democrata Barack Obama, para justificar os ataques contra o republicano John McCain, agradecer o povo americano ter elegido Obama, derrotando o candidato do então presidente George W. Bush e dizer que o novo presidente teria uma relação mais amistosa com a Venezuela no ano passado, o presidente venezuelano Hugo Chávez, mudou de opinião sobre Obama na quinta-feira, dia 16.

O presidente lamentou que o presidente eleito “repita” o mesmo discurso contra a Venezuela do antecessor George W. Bush, noticia a “EFE”. Chávez citou uma entrevista de Obama numa TV norte-americana, na segunda-feira, dia 12, onde fez duras críticas ao Governo de Venezuela pelas alegadas ligações a grupos “terroristas”, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

“Ficamos muito preocupados com isso, ele (Obama) atirou-me uma pedra”, disse Chávez. Segundo o líder venezuelano, Barack Obama terá ainda afirmado que “Chávez foi uma força que interrompeu o progresso na região” e que a Venezuela “está a exportar atividades terroristas”. “Quem interrompeu o progresso na região e o progresso no mundo foi Bush”, que, aliás, deixou ao sucessor uma “herança terrível, como é crise econômica, social e moral”, atirou o líder venezuelano.

As declarações do antigo senador norte-americano “repetem as de Bush” o que é “lamentável” e faz com que a relação bilateral comece “com o pé esquerdo”. “Vejam o que (Obama) começou a dizer. O que nos espera então? Continuar a lutar. Agora, se ele respeitar a Venezuela, receberá uma resposta de respeito, se vem dialogar, dialogaremos sem restrições, porque este país e este povo respeita o senhor Obama”, advertiu.

Para Chávez, o presidente eleito “ainda vai a tempo de retificar as declarações”. “Oxalá respeite as normas da diplomacia (...) e deixe de apoiar estes movimentos fascistas” na Venezuela, numa alusão aos seus opositores.

O presidente voltou a afirmar no sábado, dia 17, que Obama será "uma decepção para seu povo e para o mundo". As declarações foram feitas após Obama haver afirmado que o presidente venezuelano era um "grande obstáculo" ao progresso da América Latina. "Obama parece ser a mesma coisa", disse Chávez, durante um ato com mulheres militantes de seu recém-formado Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) realizado no estado de Carabobo, centro do país. "Eu não me meti com Obama, e exijo do novo presidente dos Estados Unidos que não se meta com a Venezuela. Já faz um tempo que não somos colônias", acrescentou.

Na véspera da posse, o venezuelano voltou acusar o novo presidente de querer apoiar a oposição venezuelana e de querer vê-lo fora da presidência do país. "Ele disse que eu sou um obstáculo para o progresso da América Latina", afirmou Chávez. "Então esse obstáculo precisa ser removido, certo?", acrescentou. O presidente aproveitou para ordenar reprimir com violência os estudantes que protestaram o governo em Caracas.

Os ataques do Chávez ocorrem quase duas semanas depois que o Congresso venezuelano aprovou novo referendo para dia 15 de fevereiro, pais mais uma reeleição ilimitada. Caso seja aprovada, ele tentará nova reeleição em 2012.

Fontes