Presidente da Síria pedirá que a Rússia entregue Bashar al-Assad
15 de outubro de 2025
Nessa quarta (15), durante sua primeira visita à Rússia, o presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, solicitará a extradição do líder deposto Bashar al-Assad, conforme informou à AFP uma fonte do governo em Damasco.
O funcionário, que pediu para não ter sua identidade divulgada por não estar autorizado a falar com a imprensa, informou à AFP que "Sharaa pedirá ao presidente russo (Vladimir Putin) que entregue todos os indivíduos que cometeram crimes de guerra e estão na Rússia, em especial Bashar al-Assad".
Durante mais de 20 anos de governo de Assad na Síria, a Rússia se destacou como uma das principais fontes de apoio. Após ser deposto em dezembro por uma coalizão de grupos armados sob o comando de Sharaa, o ex-presidente buscou refúgio em Moscou.
De acordo com a agência oficial síria Sana, o novo presidente da Síria, um ex-jihadista, já chegou a Moscou, onde se encontrará com Putin.
O pedido será feito durante uma reunião entre al-Shaara e o presidente russo durante uma visita oficial a Moscou na quarta-feira (15). Os líderes se reuniram pouco depois das 8h, horário de Brasília.
De acordo com a agência Sana, o objetivo seria trazer Assad de volta à Síria para julgá-lo por supostos crimes cometidos contra o povo durante seu governo, que se estendeu de 2000 a 2024.
Bashar al-Assad se encontra em Moscou desde dezembro de 2024, após fugir da Síria durante uma rápida ofensiva conduzida pelo grupo rebelde HTS, sob liderança de al-Sharaa, que depôs seu governo.
Putin comemorou os "laços especiais" entre os governos russo e sírio durante a reunião e afirmou a al-Shaara que a Rússia está disposta a reforçar a relação com Damasco.
De acordo com agências de notícias internacionais, os líderes também abordarão o futuro das bases militares russas na Síria, conforme informado pelo Kremlin. Na Síria, a Rússia mantém duas importantes bases militares: uma base aérea em Hmeimim, localizada na província de Latakia, e uma base naval em Tartus, situada na costa.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Presidente da Síria pedirá que a Rússia entregue Bashar al-Assad — Universo Online, 15 de outubro de 2025
- ((pt)) Presidente da Síria pedirá a Putin que entregue ex-ditador Bashar al-Assad, diz agência — G1, 15 de outubro de 2025

