Presidente da AIEA visita usina nuclear de Fukushima

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

19 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, visitou a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, no dia 19.

Enquanto a Comissão Reguladora Nuclear do Japão (NRA) aprovou pela primeira vez o plano da TEPCO para tratar e descarregar água contaminada da usina nuclear de Fukushima no mar no dia anterior (dia 18), o secretário-geral Grosi inspecionou as instalações de tratamento.

O secretário-geral Grosi visitou uma instalação que armazena água purificada e um sistema de tratamento de liquefação de alto desempenho que remove a maioria dos materiais radioativos da água contaminada, exceto o trítio.

O secretário-geral Grosi disse: “Fiquei muito impressionado com o nível de progresso do trabalho” em relação ao processo de preparação da liberação, etc.

Ele disse que a única maneira de ganhar a confiança do público é “ser totalmente aberto sobre tudo o que fazemos”, disse ele, enfatizando que nada deve ser escondido.

Enquanto o governo japonês planeja descarregar a água contaminada tratada no mar na próxima primavera, pescadores no Japão, bem como na China e na Coréia do Sul expressaram forte oposição ao plano.

Fontes