Premier do Reino Unido pede 'pressão extra' sobre Putin pelo fim da guerra na Ucrânia em encontro com Trump
18 de setembro de 2025
Nessa quinta (18), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, solicitou que se intensifique a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, para que ele encerre o conflito na Ucrânia. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anteriormente afirmou que o líder russo o desapontou.
"Temos que exercer pressão extra sobre Putin, e só quando o presidente [Trump] exerceu pressão sobre Putin é que ele realmente mostrou alguma inclinação para agir. Portanto, temos que aumentar essa pressão", afirmou Starmer.
Trump foi enfático ao se referir ao homólogo russo e declarou que Putin 'realmente o decepcionou'. Hoje é o último dia da visita histórica do americano ao Reino Unido.
Trump também pediu aos britânicos que combatessem a imigração ilegal com mais rigor durante a reunião, mesmo que isso significasse "recorrer ao exército":
"Há pessoas que chegam e, como disse ao primeiro-ministro, eu as deteria, não importa se for necessário recorrer ao exército. Não importa quais meios sejam utilizados", declarou o presidente dos Estados Unidos, que concluiu na quinta-feira uma visita oficial ao Reino Unido.
"Somente quando o presidente pressiona Putin é que ele demonstra alguma inclinação para agir, então precisamos aumentar essa pressão", afirmou.
Sir Keir ressaltou uma série de incidentes provocativos recentes, como os danos causados aos edifícios do British Council e da União Europeia em Kiev, um ataque ao Conselho de Ministérios da Ucrânia e a incursão de drones russos na Polônia na semana anterior.
"Se somarmos tudo isso, o que vemos é um encorajamento ou, pelo menos, uma crescente imprudência por parte de Putin", afirmou ele.
Após a invasão russa na Polônia, os líderes europeus iniciaram conversas sobre a urgência de um "muro de drones".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Premier do Reino Unido pede 'pressão extra' sobre Putin pelo fim da guerra na Ucrânia em encontro com Trump — O Globo, 18 de setembro de 2025
- ((en)) UK prime minister urges Trump to pressure Putin amid escalating 'recklessness' — ABC.au, 18 de setembro de 2025

