Preços ao produtor nos EUA subiram 10% em fevereiro em relação ao ano anterior

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A inflação no atacado nos Estados Unidos subiu 10% no mês passado em relação ao ano anterior, outro sinal de que as pressões inflacionárias continuam intensas em todos os níveis da economia.

O Departamento do Trabalho disse na terça-feira que o índice de preços ao produtor, que acompanha a inflação antes que ela afete os consumidores, subiu 0,8% em relação a dezembro. Os aumentos ficaram em linha com as previsões dos economistas.

O relatório não incluiu alterações de preços após 15 de fevereiro e não detectou um aumento nos preços da energia quando a Rússia invadiu a Ucrânia nove dias depois.

Excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, a inflação no atacado subiu 0,2% em relação a janeiro e 8,4% em relação a fevereiro de 2021.

Na semana passada, o governo informou que o aumento dos custos da gasolina, alimentação e moradia elevou os preços ao consumidor em 7,9% em fevereiro em relação ao ano anterior, o maior aumento desde 1982.

A inflação, adormecida por quatro décadas, ressurgiu no ano passado quando os Estados Unidos se recuperaram com velocidade da breve, mas devastadora recessão de coronavírus de 2020. Pego de surpresa, as empresas lutaram para encontrar suprimentos e trabalhadores para lidar com um aumento inesperado em pedidos de clientes preenchidos com cheques de alívio do governo. Fábricas, portos e pátios de carga estavam sob pressão. Os embarques foram atrasados ​​e os preços começaram a subir.

As tensões sobre a Ucrânia apenas elevaram os preços das commodities.

Fontes