Preço do pão sobe 100% no Zimbábue desde que a Rússia invadiu a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

26 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dos cidadãos que sente o aperto dos preços em alta no Zimbábue é Christine Kayumba. Ela diz que não pode comprar pão para seus quatro dependentes com seu salário de menos de US$ 250 por mês – porque um pão agora custa mais de US$ 2.

A professora de inglês do ensino médio diz que cozinha um mingau fino três vezes ao dia e raramente serve arroz, pois agora também é caro.

“Esse aumento de preço do pão me reduziu a nada”, disse ela. “Não sinto que ainda sou a figura materna, a ganhadora do pão da minha família. Porque eu estou falhando em prover, todas as manhãs eles acordam chorando por mingau, chorando por pão.”

A invasão russa da Ucrânia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, fez com que os preços do pão disparassem em países importadores como o Zimbábue.

Tafadzwa Musarara, presidente da Grain Millers Association, importa grãos. Ele disse que o conflito Rússia-Ucrânia é a principal causa do aumento dos preços.

“Já em novembro do ano passado, não conseguimos carregar trigo daquela região porque as tensões políticas aumentaram e as seguradoras revogaram suas coberturas. Este é um fornecedor que nos fornece trigo bom, respondendo por 65% do trigo que precisamos.”

Musarara disse que o impacto da crise na Ucrânia foi sentido imediatamente no Zimbábue. “De repente acordamos sem essa oferta... a inflação do preço do pão, o aumento do preço do pão é um fator importado.”

Musarara acrescentou que uma remessa de trigo do Zimbábue está presa na cidade ucraniana de Mariupol há semanas. “Agora estamos fazendo nossos esforços para ver como podemos obtê-lo de outros países. [Na] Austrália, há a questão das inundações, que afetaram sua agricultura. Agora estamos nos esforçando para obter trigo do Canadá e de outros países.”

Andrew Matibiri é o CEO da Zimbabwe Agricultural Society, um grupo responsável pela promoção do desenvolvimento agrícola no país. Ele disse que a atual escassez de trigo que o país está enfrentando também pode servir como uma oportunidade.

“Este é um momento oportuno para nossos agricultores produzirem mais, para o governo e o setor privado trabalharem juntos, de mãos dadas, para apoiar os agricultores que querem entrar na produção de trigo”, disse Matibiri. “E graças a Deus temos tido algumas chuvas tardias, que têm ajudado na preparação da terra. Então, no geral, o futuro da produção de trigo neste país é bom.”

Matibiri disse ter confiança na capacidade de seu país para enfrentar o desafio. “Mostramos que podemos produzir o suficiente para nossas necessidades e produzir ainda mais para podermos exportar para países vizinhos e outros que precisam de trigo.”

Para Kayumba, isso certamente seria uma boa notícia, já que ela não pode comprar pão para sua família, pois atualmente é o dobro do preço que costumava ser.

Fontes