Próximo Presidente do Chile será decidido no segundo turno

E/D: Joaquín Lavín, Michelle Bachelet, Sebastián Piñera e Tomás Hirsch.

12 de dezembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No último domingo (11 de dezembro), ocorreram no Chile as eleições para escolher o sucessor do atual Presidente, Ricardo Lagos Escobar, e renovar os 120 deputados e 20 senadores do poder legislativo.

A votação de domingo começou às 11h da manhã, desenvolveu-se de forma normal durante todo o dia e terminou às 17h30. A partir daí teve início o processo de contagem dos votos.

O primeiro resultado parcial, com cerca do 10% das urnas apuradas, foi dado a conhecer às 18h35 horas. A contagem parcial apresentou no primeiro lugar a candidata oficialista Michelle Bachelet com um 44,76%, seguida do empresário da oposição Sebastían Piñera com um 26,73%. No terceiro lugar ficaram o candidato de direita Joaquín Lavín com 23,52%, e por último o candidato de esquerda Tomás Hirsch com 4,96%.

A tendência se manteve durante toda a apuração. Com cerca de 96% das urnas apuradas, os candidatos Michelle Bachelet e Sebastían Piñera continuaram a liderar a disputa pela Presidência da República, ficando evidente a realização de uma segunda rodada eleitoral a realizar-se em 15 de janeiro de 2006.

Fontes