Próximo Presidente do Chile será decidido no segundo turno

Fonte: Wikinotícias
E/D: Joaquín Lavín, Michelle Bachelet, Sebastián Piñera e Tomás Hirsch.

12 de dezembro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No último domingo (11 de dezembro), ocorreram no Chile as eleições para escolher o sucessor do atual Presidente, Ricardo Lagos Escobar, e renovar os 120 deputados e 20 senadores do poder legislativo.

A votação de domingo começou às 11h da manhã, desenvolveu-se de forma normal durante todo o dia e terminou às 17h30. A partir daí teve início o processo de contagem dos votos.

O primeiro resultado parcial, com cerca do 10% das urnas apuradas, foi dado a conhecer às 18h35 horas. A contagem parcial apresentou no primeiro lugar a candidata oficialista Michelle Bachelet com um 44,76%, seguida do empresário da oposição Sebastían Piñera com um 26,73%. No terceiro lugar ficaram o candidato de direita Joaquín Lavín com 23,52%, e por último o candidato de esquerda Tomás Hirsch com 4,96%.

A tendência se manteve durante toda a apuração. Com cerca de 96% das urnas apuradas, os candidatos Michelle Bachelet e Sebastían Piñera continuaram a liderar a disputa pela Presidência da República, ficando evidente a realização de uma segunda rodada eleitoral a realizar-se em 15 de janeiro de 2006.

Fontes