Saltar para o conteúdo

Portugal: novas exigências para entrada no país causam filas em aeroportos

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Entrou em vigor esta semana em Portugal um novo sistema de controle de fronteiras. O sistema já vinha sendo testado, mas houve longas filas e atrasos, especialmente no Aeroporto de Lisboa, onde passageiros relataram esperas de quatro horas para passar pela imigração.

As novas exigências incluem a apresentação de mais documentos, como comprovantes renda e emprego, e dados como as impressões digitais, e são uma forma de tentar controlar a migração ilegal, uma das grandes preocupações entre os países do sul e centro-oeste europeu para onde a cada semana tentam migrar centenas de migrantes ilegais vindos principalmente da África, Oriente Médio e da Àsia Central, de países com altos índices de pobreza e violência, como Bangladesh, Mali e Afeganistão.

Para os viajantes vindos de países da União Europeia, bloco do qual Portugal faz parte, e de outros países com acordos para a concessão de vistos o processo continua mais simples. Segundo a Frontex, 47 mil migrantes irregulares já chegaram a países da União Europeia este ano.

As novas medidas entraram em vigor semanas após o país anunciar que notificaria e prenderia milhares de migrantes ilegais, incluindo brasileiros, e foram consideradas "positivas" pelas autoridades, que disseram que as filas já eram esperadas.

Sistema de Entrada/Saída (SES)

[editar | editar código-fonte]

O sistema é uma preparação para o Sistema de Entrada/Saída (SES), uma iniciativa da União Europeia que visa um melhor controle sobre os viajantes no Espaço Schengen. A implementação do SES será gradual, com início previsto para outubro de 2025, permitindo que os Estados-Membros se adaptem às novas tecnologias e procedimentos.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]