Por “insulto real” escritor australiano é sentenciado a 3 anos de cárcere na Tailândia

Fonte: Wikinotícias

Bangkok, Tailândia • 23 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O escritor australiano Harry Nicolaides, que foi preso no aeroporto de Bangkok e desde então, detido na prisão, foi condenado a 3 anos de prisão pelo crime de "lesa-majestade", que é punível pelo Código Penal tailandês.

O escritor foi acusado de insultar o Príncipe Herdeiro de um romance publicado em 2005 sob o título “Verosimilitude”.

A seguinte é uma tradução do ponto que levou à prisão Nicolaides:

Do Rei Rama ao príncipe herdeiro, a nobreza era conhecido pela sua romântica disputa e intrigas. Crown Prince tinha muitas esposas "maiores e menores", com um círculo de concubinas para entretenimento. Uma de suas esposas recente foi exilado com sua família, incluindo uma criança que tinha concebido em conjunto, uma revelação indiscreta. Em seguida, ele casou com outra mulher e teve outro filho. Foi rumores de que, se o príncipe se apaixona por uma de suas esposas e filhos que ela traiu a sua linhagem familiar e todos os vestígios de sua existência estão a desaparecer para sempre.

O crime de Nicolaides foi denunciado anonimamente e seu livro Vesosimitude foi retirado do mercado e só vendeu apenas 7 cópias. Em março de 2008 foi emitido um mandado de captura contra Nicolaides, de que ele não sabia quando ele entrou no país e foi preso em 31 de agosto de 2008.

A monarquia tailandesa é uma instituição antiga e o monarca Bhumibol Adulyadej e é considerado um semideus por seus súditos. No entanto, o silêncio do rei ante dos eventos políticos que levaram ao golpe contra Thaksin Shinawatra em 2006 e a consequente instabilidade política gerada havia danificada a imagem gerada da família real.

A reação oficial havia sido desde então a de suprimir toda crítica contra a monarquia e neste ambiente, bem como a detenção e sentencia caso de um escritor australiano.

Fontes