Polícia do Paquistão lança gás lacrimogêneo na manifestação antigovernamental de Imran Khan

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Enquanto o ex-primeiro-ministro paquistanês Imran Khan liderava uma manifestação antigoverno em Islamabad na quarta-feira para exigir novas eleições, a polícia usou gás lacrimogêneo e cassetetes e deteve centenas de manifestantes em uma tentativa de interromper a marcha.

Khan disse que dezenas de milhares de seus apoiadores planejavam realizar um protesto na capital nacional e permanecer até que o governo anunciasse uma data para eleições antecipadas.

O jogador de críquete que virou político foi deposto após um voto de desconfiança parlamentar no mês passado, encerrando seu governo de coalizão de quase quatro anos liderado pelo partido paquistanês Tehreek-e-Insaf (PTI). O principal rival político de Khan, Shahbaz Sharif, o substituiu como primeiro-ministro de um novo governo de unidade multipartidária.

Na noite de quarta-feira, o governo autorizou o envio de tropas para as principais instalações, incluindo o Parlamento, a Suprema Corte e o enclave diplomático que abriga embaixadas estrangeiras.

O anúncio veio logo depois que Khan entrou em Islamabad.

As autoridades mobilizaram milhares de forças policiais e paramilitares em áreas-chave, incluindo o parlamento, e bloquearam todas as rotas de entrada na cidade para impedir que os manifestantes convergissem para Islamabad.

Os pontos de entrada e saída também foram bloqueados para todas as principais cidades da província mais populosa, Punjab. A turbulência política paralisou a vida na província e em Islamabad, com escolas fechadas e exames suspensos.

Apesar do bombardeio pesado com gás lacrimogêneo, alguns milhares de manifestantes desafiadores chegaram à famosa Praça D em Islamabad no final da noite, o local onde Khan prometeu realizar o protesto.

“Nenhuma quantidade de opressão estatal e fascismo por parte deste governo importado pode parar ou deter nossa marcha”, tuitou Khan enquanto seu comboio se aproximava de Islamabad. O comboio começou sua jornada na cidade de Swabi, no noroeste, a cerca de 100 quilômetros da capital.

“Permaneceremos em Islamabad até que o anúncio das datas para a dissolução das assembleias e eleições seja dado”, escreveu Khan mais tarde no Twitter.

O governo de Sharif denunciou a marcha de protesto como ilegal e acusou Khan de tentar levar manifestantes a Islamabad com "más intenções".

A ministra do Interior, Rana Sanaullah, confirmou em uma entrevista coletiva em Islamabad que a polícia invadiu cerca de 4.500 casas, escritórios e manifestações de protesto do PTI, principalmente em Punjab, prendendo cerca de 1.700 pessoas.

“Nós não impedimos ninguém de exercer seu direito constitucional de realizar um comício ou participar da política democrática, mas não podemos permitir que ninguém semeie violência e caos”, afirmou Sanaullah.

Imagens de televisão mostraram a polícia entrando em confronto com os apoiadores de Khan, espancando-os e, em algumas áreas, quebrando os para-brisas de seus veículos e colocando-os em vans da polícia.

Testemunhas oculares e autoridades confirmaram que pelo menos duas pessoas, incluindo um policial, foram mortas e dezenas ficaram feridas desde que as batidas policiais e os protestos contra o governo eclodiram no Paquistão na terça-feira.

Shah Mehmood Qureshi, líder sênior do PTI e ex-ministro das Relações Exteriores, falou ao canal ARY local na quarta-feira, alegando que a ação policial matou pelo menos cinco funcionários do partido.

Não houve reação imediata do governo às suas alegações.

A crise política aprofundou os problemas econômicos do Paquistão em meio às negociações em andamento entre o governo de Sharif e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para a retomada de um pacote de resgate de US$ 6 bilhões que o governo deposto de Khan negociou com a agência.

As negociações de uma semana no Catar, concluídas na quarta-feira, não produziram um acordo imediato, aumentando a pressão sobre o governo de Sharif.

Em um comunicado, o FMI disse que sua equipe manteve discussões "altamente construtivas" com autoridades paquistanesas, com o objetivo de chegar a um acordo sobre políticas e reformas.

“A equipe enfatizou a urgência de ações políticas concretas, inclusive no contexto da remoção de subsídios a combustíveis e energia e o orçamento do ano fiscal de 2023, para alcançar os objetivos do programa”, disse o comunicado. Especialistas disseram que a remoção dos subsídios aumentaria a inflação e poderia alimentar a ira do público.

Khan rejeitou o voto de desconfiança contra ele como ilegal, alegando que os Estados Unidos conspiraram com seus oponentes políticos para planejar sua expulsão para puni-lo por buscar uma política externa independente para seu país. Desde sua deposição, ele realizou grandes comícios de protesto condenando o governo Sharif como um "governo importado". Khan não ofereceu provas para fundamentar suas alegações.

Washington desde o início rejeitou as alegações de Khan como falsas. Sharif também descartou as chamadas alegações de conspiração estrangeira como um "pacote de mentiras".

Fontes