Polícia cerca sede do PAIGC para impedir realização do congresso

Fonte: Wikinotícias
José Mário Vaz em 2014.

Agência VOA

PR deve anunciar hoje novo primeiro-ministro

30 de janeiro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agentes da Brigada de Intervenção Rápida invadiram na madrugada desta terça-feira, 30, a Praça dos Heróis Nacionais, confinando os militantes e dirigentes do PAIGC à sua sede nacional.

O cerco policial aconteceu horas antes do início do Congresso do partido vencedor das eleições de 2014 marcado para o início da tarde e, segundo informações, há cerca de 200 dirigentes e militantes retidos na sede.

A acção decorre de uma providência cautelar do Juiz do Tribunal Regional de Bissorã, da região de Cacheu, norte do país, de acordo com a polícia e o chamado grupo dos 15 deputados expulsos do partido que terão recorrido à justiça.

Juiz desmente

Entretanto, nesta manhã, o juiz Joaquim António Correia deu uma declaração em vídeo em que diz não ter assinado qualquer providência cautelar, como dizem os opositores à direcção de Domingos Simões Pereira.

O PAIGC denunciou a “manobra” de impedir a realização do congresso por parte das autoridades políticas e policiais, que teriam recusado receber notificação que revoga a decisão da providência cautelar, emitida na última sexta-feira, impedindo a realização da reunião magna do partido libertador.

A Polícia de Ordem Política informou, por seu turno, que pelo menos três tribunais regionais emitiram providências cautelares a impedir a realização do congresso do PAIGC.

Delegações de partidos amigos de Cabo Verde, Moçambique, Benin, Sérvia e África do Sul que estão em Bissau como convidadas continuam retidas no hotel, enquanto são esperados delegados de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Zâmbia, Senegal e Guiné-Conacri.

Há informações que o voo da Royal Air Maroc de ontem, foi suspenso.

Por outro lado, o Presidente José Mário Vaz reúne-se hoje com os líderes dos partidos políticos para escolher o novo primeiro-ministro.

O anúncio, segundo fontes locais, pode ser ainda hoje.

Notícias Relacionadas

Fontes