Polícia brasileira abre inquérito em que investiga a postagem de blog contra professor e estudantes universitários

Fonte: Wikinotícias

9 de janeiro de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro abriu inquérito hoje para investigar uma publicação feita na internet, através do blog Rio de Nojeira (riodenojeira.com), contra um professor e seis estudantes universitários do Centro Universitário Unicarioca, na cidade do Rio de Janeiro. As vítimas registraram ocorrência ontem (8) na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, na Zona Oeste da cidade, acompanhados de uma advogada especializada, contratada pela universidade Centro Universitário Unicarioca, no Rio de Janeiro, local onde as vítimas estudam e trabalham.

A instituição também busca o autor ou autores da postagem que contém ofensas racistas, homofóbicas e ameaças contra seis estudantes e um professor, que foram citados de maneira ofensiva pelo blog Rio de Nojeira na semana passada. Tiveram fotos divulgadas em um texto caracterizando a Unicarioca como “uma senzala gigantesca”. Nele, o autor chama alguns de macacos, faz ataques a mulheres e ameaça de morte um dos estudantes negros. A publicação e o compartilhamento dela no final da semana, provocou indignação dos internautas brasileiros.

Nas imagens reproduzidas na internet, o agressor se diz “incomodado com o tipo de gente” que tem frequentado a instituição. Ele diz que o centro universitário não recebe mais a “elite branca”, mas “negros e mestiços que entraram por cota, Prouni e Fies”, esses dois últimos, são programas do Governo Federal para estudantes sem condições de pagar mensalidades.

O reitor da instituição, Maximiliano Damas, disse que o centro universitário repudia os ataque e toma todas as medidas legais para impedir que os casos se repitam. “Prezamos nossa qualidade, as nossas diferenças, a nossa característica de acolhimento e tolerância. O que ocorreu é diametralmente oposto ao que a Unicarioca acredita e pratica”, frisou.

Foram ofendidos e ameaçados seis alunos de cursos variados e um professor, que trabalha na instituição há 26 anos e atualmente coordena um curso de pós-graduação. “Estamos indignados”, completou. “Esse é um momento triste, mas temos apoiado alunos e professor para que saibam da importância deles para a sociedade e para nós”.

Alunos ofendidos pelas mensagens postaram vídeos em redes sociais cobrando que o autor dos ataques criminosos seja punido. “Eu tenho 25 anos e nunca tinha sofrido racismo de forma direta”, declarou o estudante Luiz Fernando Ferreira. “Mas além de me ameaçar de morte, [o autor] me chamou de homossexual, como se isso fosse ofensa, ainda foi homofóbico”, completou.

O caso está sendo acompanhado também pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos. A pasta encaminhou a denúncia ao Ministério Público. O blog Rio de Nojeira publicou as postagens no sábado (6). No momento, está fora do ar e não respondeu à reportagem da Agência Brasil.

Notícia Relacionada

Fontes