Polícia alemã remove manifestantes de vila abandonada

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia alemã na quinta-feira continuou os esforços para retirar centenas de manifestantes climáticos que ocupavam a vila ocidental de Luetzerath.

A polícia começou a se mover na terça-feira depois que um tribunal regional alemão rejeitou na segunda-feira o último esforço legal dos manifestantes para impedir a demolição da cidade localizada no estado ocidental de Renânia do Norte-Vestfália.

A empresa de serviços públicos RWE quer extrair carvão abaixo de Luetzerath, que diz ser necessário para garantir a segurança energética na Alemanha. A empresa chegou a um acordo com o governo regional no ano passado que permite que a vila seja destruída em troca do fim do uso de carvão até 2030, em vez de 2038.

Mas os manifestantes – alguns dos quais ocuparam a cidade por até dois anos – dizem que demolir a vila para expandir a mina de carvão Garzweiler nas proximidades resultaria em enormes quantidades de emissões de gases de efeito estufa.

Embora os relatórios digam que muitos manifestantes saíram voluntariamente, houve relatos de pequenos confrontos com a polícia que incluem arremesso de pedras e fogos de artifício. A agência de notícias Reuters, citando um porta-voz da polícia local, informou que duas pessoas foram detidas e outras três estão sob custódia desde o início da operação.

Remover aqueles que não querem sair não será uma tarefa fácil, pois a vila tem várias casas e prédios onde os manifestantes se esconderam ou se posicionaram em telhados.

Um porta-voz da polícia disse à agência de notícias francesa AFP que a operação "pode ​​durar várias semanas", com outra manifestação marcada para sábado. Figuras de destaque, incluindo Greta Thunberg, e outros proeminentes ativistas climáticos são esperados na manifestação, dando reforços aos manifestantes.

Fontes